MAT_Coberturas_04_large_thumb7

Parede térmica e ar condicionado, qual é melhor?

Parede térmica pode substituir o ar condicionado?

 

Estudantes e cientistas criaram uma espécie de parede capaz de deixar os ambientes frescos e resfriados, com a temperatura ambiente agradável, capaz de aumentar o conforto das pessoas. Chamada de parede térmica, a nova tecnologia é feita de um material conhecido como hidrocerâmica.

A hidrocerâmica é feita da união de cerâmica com hidrogel, bolhas de hidrogênio que acumulam uma grande quantidade de água, cerca de 400 vezes o volume da própria massa do hidrogel.

Na parede térmica, as bolsas de água acumuladas ficam distribuídas na área superficial da cerâmica, com alguns furinhos. A parede é recarregada com a água da chuva.

A água presente na parede térmica tem a função de equacionar a temperatura do ambiente, e pode substituir o ar condicionado. Em dias de muito calor, acontece de forma natural a evaporação da água, deixando o ambiente mais fresco, úmido e com as temperaturas mais amenas.

Quando o clima está frio, a água mantém o calor do ambiente retido, deixando a temperatura mais quente. A parede térmica funciona apenas com propriedades físicas naturais, sem a necessidade de controle remoto, energia elétrica e outras tecnologias.

Vantagens da parede térmica

A parede térmica é uma opção interessante para projetos que querem evitar o investimento de um ar condicionado, um aparelho que requer investimento inicial para aquisição, gasta bastante energia elétrica, precisa de manutenção, limpeza completa e troca de peças.

A parede térmica utiliza a própria água da chuva para otimizar a temperatura do ambiente, reduzindo ou, até mesmo, eliminando a necessidade do ar condicionado.

Existem algumas opções de parede térmica que podem ser encontradas no mercado atualmente. Enquanto a tecnologia da hidrocerâmica está sendo preparada para comercialização, as pessoas interessadas em projetos de paredes térmicas podem optar por alguns isolantes térmicos, como os seguintes:

· Uso de cortiça nas paredes;

· Uso de lã de vidro;

· Aplicação de isopor;

· Pintura feita com tinta térmica;

· Sistema de aquecimento de pisos.

 

Tinta para parede térmica

Uma das soluções mais viáveis para manter o clima agradável dentro de um ambiente, sem ter que investir em um ar condicionado, é deixar a parede térmica com o uso da tinta térmica.

A tinta térmica é feita com base aquosa e esferas ocas de vidro realmente microscópicas. Esta estrutura é capaz de reduzir a temperatura em ambientes fechados. O material foi desenvolvido pela NASA. Dentre todos os tipos de isolamento térmico que estão disponíveis atualmente, a tinta térmica apresenta o melhor custo-benefício para o cliente.

A tinta térmica pode ser aplicada em qualquer tipo de superfície. Uma das principais aplicações para o componente acontece nos telhados. Como a incidência de raios solares é maior na cobertura dos imóveis, a tinta térmica apresenta um resultado mais eficiente.

Estima-se que espaços com os telhados pintados com tinta térmica podem reduzir em até 60% o gasto com energia elétrica para fins de refrigeração.

A tinta térmica tem um preço acessível e é feita de componentes sustentáveis, como a espuma de poliuretano. Alguns arquitetos e engenheiros já recomendam apenas a utilização da tinta térmica, dispensando o ar condicionado, principalmente para locais com uma ótima ventilação.

 

1 (1)

 

Sobre Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

ambiente-sucupira-1 (1)

Piso Vinílico Prático Rápido e Econômico!

Piso Vinílico Prático Rápido e Econômico! Estamos vivendo em uma sociedade, na qual estamos cada ...

})