Drywall
Drywall

O que é Drywall?

Saiba o que é e como funciona o Drywall?

O drywall foi criado em 1898 nos Estados Unidos por Augustine Sackett, o  termo drywall foi utilizado para designar um sistema de construção a seco, pois não utiliza água, ou utiliza em quantidades mínimas. Por ser um material industrializado que já vai pronto para a obra, o drywall permite uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outro material.

Na época foi uma grande revolução na construção civil norte-americana com a invenção de um simples sistema de construção baseado em painéis ou chapas produzidas com gesso natural revestido com papel cartão nas duas faces.

O drywall foi muito utilizado na l Guerra Mundial, teve rápida aceitação em países da Europa, América Latina, Ásia e África, conquistando espaços em diferentes projetos. 

No Brasil, o drywall foi introduzido em 1970, aos poucos foi ganhando espaço na construção civil. Ele veio com a promessa de trazer economia, praticidade e funcionalidade.

Drywall e suas funcionalidades!

Resistência 

Muitas pessoas pensa que o drywall não é um material resistente, apesar da espessura das placas ser finas, todos fabricantes asseguram que o material é capaz de resistir a tremores, choques e vibrações sem sofrer danos.

A chapa ou placa de drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. Nessa união, o gesso proporciona resistência à compressão e o cartão, resistência à tração, tornando o material resistente mecanicamente.

Para garantir a alta resistência do material, recomenda-se que a instalação seja feita por profissionais especializados, tomando-se sempre cuidado para que o dimensionamento esteja adequado ao pé-direito da edificação. 

Em condições normais, a durabilidade do drywall é indeterminada. Cabe lembrar que para que esteja disponível no mercado, o sistema drywall foi aprovado em testes de impacto e desempenho, cumprindo as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Umidade

O drywall foi desenvolvido apenas para uso em áreas internas, pois não suporta intempéries nem grandes cargas como telhados ou lajes. Porém, pode ser utilizado em áreas internas úmidas como cozinhas e banheiros.

A durabilidade depende do ambiente em que o sistema será instalado e a condição de umidade do local.

Existem chapas desenvolvidas especificamente para esse fim, que contém em sua fórmula hidrofugantes, repelentes à água que protegem a superfície contra respingos, derramamentos e vapor condensado. Essas placas também são conhecidas como placas verdes.

Em áreas constantemente molhadas, como box de banheiros, é necessária a impermeabilização da parede, que pode ser feita com mantas asfálticas.

Isolamento térmico e acústico

Ao contrário do que se pensa, as divisórias em drywall podem oferecer isolamento termoacústico. O produto por si só já possui bom isolamento acústico e desempenho térmico, porém pode-se aumentar o rendimento incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro, atribuindo características de absorção, atenuação e isolamento de sons e estabilizando a temperatura.

 

 

 

Sobre Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

LiquidPiso antes e depois

Porcelanato Líquido Perde o Brilho?

Porcelanato Líquido Perde o Brilho? Uma das coisas que chamam a atenção do piso com ...

})