como-construir-uma-casa

Construção civil conheça a hierarquia na obra!

Construção civil hierarquia na obra!

Os profissionais e seus deveres! 

 

Quando falamos em obra, construção civil, mão na massa, é muito comum, a gente pensar e falar do pedreiro. Mas será que são somente os pedreiros que fazem toda uma obra acontecer? De jeito nenhum!

Uma construção tem muitos profissionais envolvidos, nesse artigo, iremos falar dos profissionais que trabalham diretamente na obra, seguindo a sua hierarquia.

Mestre-de-obras

Trata-se de um profissional experiente em obras e que tem o conhecimento de todas as atividades e sequência executiva da obra.

O mestre de obra tem a função de distribuir as frentes de serviço para os encarregados com o objetivo de cumprir as metas de produção da semana estipuladas pelo engenheiro.

Ele deve prezar pela qualidade do serviço, produtividade da equipe e o trabalho com segurança para evitar acidentes. É fundamental que o mestre de obra tenha habilidade na leitura de projetos, ele também deve manter a ordem dentro do canteiro de obras e filtrar os problemas antes de chegar na equipe de engenharia.

 

Resultado de imagem para mestre de obras

 

Encarregados

Sua função é colocar em prática as metas determinadas pelo mestre-de-obras para que consigam cumprir no prazo.

Líder de equipes, ele deve direcionar os profissionais na frentes de serviço e acompanhar a execução verificando se está conforme projeto. O encarregado deve evitar problemas na sua equipe e supervisionar os profissionais que não produzem ou os que fazem serviço sem qualidade.

O encarregado também deve ter habilidade na leitura de projetos e ter uma interação direta com o mestre-de-obras, os dois trabalham juntos para colocar em prática as atividades previstas pelo os engenheiros.

 

Resultado de imagem para encarregado de obras

 

Pedreiros

Existem dois tipos de pedreiros, nós temos os pedreiros que fazem os serviços da parte civil como alvenarias, chapisco, emboço, reboco, contra-piso, requadramento de portas e janelas, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas.

Pedreiro de acabamento

São os profissionais que fazem os serviços de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro, cozinha e outros.

O pedreiro de acabamento, tem que fazer o serviço bem feito, porque é o resultado final de obra, tudo que ele fizer vai ficar a mostra na casa.

Em ambos os casos o pedreiro precisa ter habilidade com nível, prumo e esquadro.

Resultado de imagem para pedreiro

 

Carpinteiros

São os profissionais responsáveis pelas formas de baldrames, blocos, cintas, lajes, pilares e vigas em madeira. Os carpinteiros garantem o alinhamento das formas, para que elas não abram durante as concretagens.

Armadores

Profissional responsável pela ferragem da obra, se a obra comprar o aço cortado e dobrado os armadores tem apenas que montar, mas se a obra cobrar as barras retas os armadores tem que cortar, dobrar e montar tudo na obra.

Bombeiros

Bombeiro Hidráulico, responsável pelas instalações hidrossanitárias, como água fria, água quente e esgoto.

 

Construção civil, uma obra de arte

Como estamos vendo acima, o pedreiro é uma parte da obra, na construção ainda temos que contar com outros profissionais como:

Eletricistas

Eles são responsáveis pelas instalações elétricas da obra (tomadas, iluminação, telecom, dados, CFTV, som, etc) e toda a sua infra-estrutura como a instalação de eletrocalhas e redes de eletroduto corrugado tipo Kanaflex.

 

Resultado de imagem para eletricista

 

Pintor

É o profissional responsável pela pintura da edificação, tanto interna quanto externa.

O pintor deve conhecer os vários tipos de tinta que tem no mercado (selador, tinta acrílica com brilho ou semi-brilho ou fosca, tinta óleo, massa corrida e outros).

Gesseiro

É o profissional que aplica tanto o gesso de parede como o gesso de teto, acabamento final.

Ajudantes

É a mão-de-obra que não tem qualificação na carteira. Geralmente são mais jovens e começam na construção civil ajudando algum profissional com o objetivo de ir aprendendo a função para, no futuro, também vir a ser um profissional.

Crescimento da construção civil

A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e em diversos países, ela tem movimentado a economia do Brasil e gerado emprego direto e indiretamente. Desde o alicerce até o acabamento final.

 

Sobre Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

2 Comentários

  1. Esse site é muito top. Conteúdo de qualidade. Ja vi tanto site horroroso. Esse está muito bom. Continue postando conteudo de qualidade. Obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

ambiente-sucupira-1 (1)

Piso Vinílico Prático Rápido e Econômico!

Piso Vinílico Prático Rápido e Econômico! Estamos vivendo em uma sociedade, na qual estamos cada ...

})