Apartamentos anos 70 80 90 e 2000 como eram e como estão!

Como os apartamentos mudaram ao longo dos anos

Com o boom da construção civil, mais facilidade de financiamento e o surgimento de novos programas habitacionais, além de novos conceitos de arquitetura e de decoração, os apartamentos sofreram diversas mudanças ao longo dos últimos 60 anos. Confira!

Como eram os apartamentos do Brasil em 1960?

Na década de 60, os apartamentos tinham o pé-direito maior, seus cômodos eram espaçosos, em formato retangular. O tipo de acabamento destes apartamentos era sempre feito com azulejo.

Nestes apartamentos, era muito comum encontrar, perto da área de serviço, o quarto e banheiro destinados à empregada doméstica. As janelas não eram padronizadas e podiam ser muito grandes.

Em geral, estes apartamentos apresentavam dificuldade de acesso aos ambientes sociais do próprio prédio residencial. Isso deixa evidente que a área social não era uma preocupação da época.

Como eram os apartamentos do Brasil em 1970?

Dez anos depois, os apartamentos do Brasil já começaram a entrar em uma tendência que ganhou ainda mais força nos dias atuais: a redução do pé-direito.

Diferentemente dos apartamentos e prédios residenciais com janelas e portas personalizadas dos anos 60, os anos 70 ficaram marcados por apartamentos com itens padronizados. Este foi um resultado da própria industrialização que ganhou projeção nacional, com portas e janelas de alumínio.

Obviamente, a redução dos custos na obra também impactou esta mudança. Além da padronização, começou a ser percebida a redução dos cômodos e diminuição dos ambientes, principalmente da cozinha. Neste período, é possível encontrar apartamentos com plantas retangulares e plantas arredondadas.

Nota-se uma mudança na preocupação com as áreas comuns do prédio, que passam a ganhar elementos de lazer e para a prática de esportes, como quadras e piscina, além de salão de festas.

Como eram os apartamentos do Brasil em 1980?

Na década de 80, houve ainda mais redução do tamanho do pé-direito, chegando às medidas atuais. Existem alguns motivos para a padronização do pé-direito em tamanhos menores:

· Aplicação de forros de gesso;

· Aplicação de paredes de gesso;

· Busca de mais facilidade e agilidade para reformas da parte hidráulica.

A classe média passa a contar com mais opções de apartamentos de 4 dormitórios, espaço de home theater e de “closet”. Seguindo a tendência da década anterior, os prédios residenciais passam a oferecer maior infraestrutura de lazer.

Mesmo sem haver mudança no tamanho dos apartamentos, a inclusão de quatro dormitórios diminuiu o espaço dos ambientes internos.

Como eram os apartamentos do Brasil em 1990?

Os apartamentos brasileiros da década de 90 chegam com uma novidade muito bonita, mas pouco funcional: a utilização de chanfros, uma técnica de corte nas paredes em ângulos de 45°.

Alguns itens de decoração e revestimento se proliferaram nos apartamentos dos anos 90, como:

· Uso de vidros e caixilhos com bronze;

· Aplicação de revestimento de tijolinhos à vista;

· Instalação de forro de madeira na varanda;

· A construção de varanda gourmet, um conceito que será reforçado a partir de então;

· Aumento do número de suítes e banheiros.

A internet também influenciou a estrutura dos apartamentos dos anos 90. Muitos adotaram um espaço para home office, com a composição de um escritório para trabalhos em casa.

Mesmo com home office e mais banheiros, os apartamentos não foram ampliados e seus cômodos ficaram ainda menores, em especial os quartos.

Também nos anos 90 é possível perceber o aparecimento de grandes condomínios de prédios residenciais, com áreas de lazer mais completas e sistemas de segurança mais elaborados.

Os chanfros foram substituídos por outro estilo de decoração e acabamento, chamado de neoclássico, com elementos visuais mais rebuscados.

Os apartamentos do Brasil nos anos 2000

Nos anos 2000, os apartamentos brasileiros sofreram uma redução drástica de tamanho. O conceito de varanda gourmet aparece com mais força, assim como as áreas comuns dos condomínios, que ficam ainda mais incrementadas, com sauna, salão de festas, salão de jogos, lan house e brinquedoteca.

Nos anos 2000, os apartamentos brasileiros praticamente desaparecem com o quarto da empregada e começam a integrar a sala e a cozinha, principalmente para ter a sensação de um apartamento mais espaçoso.

Os apartamentos atuais

Os apartamentos atuais, quando comparados com os modelos dos anos 2000, são ainda menores. Em compensação, a área de lazer procura ser ainda maior, com academia, cinema, entre outras atrações.

Há apartamentos muito reduzidos, com poucos quartos, banheiros bastante pequenos, com foco em pessoas solteiras e separadas. Também é possível perceber o uso de tecnologias biométricas e outros sistemas de automação nos apartamentos.

 

Piso com Porcelanato Líquido liso, 3d e metalizado

 

porcelanato-liquido-cozinha-colorida-1137949

 

 

Liquid Piso

Liquid Piso

 

Liquid Piso

Sobre Apoio ao Usuário

Nosso atendimento de serviço e apoio ao usuário funciona de segunda á sábado. Das: 09:00h ás 18:00h. Se precisa de retorno imediato. Use nosso chat online ou contate-nos por telefone, whatsapp ou email na página de contato do site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Piso de Mármore em uma Camada Única!

Piso de Mármore em uma Camada Única! O porcelanato líquido  com efeito de mármore da ...

})